Energia solar

O que é inversão do fluxo de potência de energia solar? 

Você já ouviu falar da inversão do fluxo de potência? Com o mercado de energia solar em alta, essa informação tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas com sistemas fotovoltaicos.

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) e da Agência Internacional de Energias Renováveis, o Brasil é o sexto maior produtor de energia solar no mundo, demonstrando que a maioria das residências e estabelecimentos comerciais está buscando fontes limpas, com maior potencial de economia e que garantem maior independência energética.

Confira no texto a seguir o conceito de inversão de fluxo de potência e como isso impacta no consumo de energia.

Como ocorre a inversão de fluxo de potência?

A inversão de fluxo de potência ocorre quando a energia elétrica flui em um sentido contrário ao que foi originalmente projetado. Ela acontece quando a produção da energia solar supera a demanda local.

Residências, empresas e indústrias equipadas com geração solar podem experimentar essa situação, especialmente durante o pico de produção solar, como ao meio-dia.

Quando ocorre um excesso na energia gerada pelos painéis fotovoltaicos, esse excedente é enviado de volta à rede elétrica. Esse mecanismo permite uma utilização mais eficiente das fontes de energia solar.
Ao enviar energia excedente de volta à rede, garante-se que a energia limpa seja utilizada de forma otimizada, suportando a rede em horários de elevada produção.

Causas

Além da produção excessiva de energia solar, outros fatores podem provocar a inversão de fluxo de potência. Um deles é o baixo consumo dessa eletricidade. 

Por exemplo, em um bairro residencial com muitos painéis solares, pode ocorrer esse processo por conta da utilização de energia ser muito baixa, já que os moradores estão fora de suas casas.

Quando a carga da rede é baixa e a geração distribuída é alta, há uma probabilidade maior de inversão do fluxo. Se houver interrupções ou manutenção em determinadas partes da rede, isso pode afetar o equilíbrio entre geração e consumo, também podendo levar à inversão de fluxo temporária.

Impactos da inversão de fluxo

A inversão de fluxo de potência pode trazer desafios significativos, tanto para as concessionárias de energia quanto para os consumidores. Um exemplo disso é a sobrecarga em redes que não foram projetadas para suportar fluxos bidirecionais, resultando em interrupção no fornecimento.

Já os consumidores precisarão fazer adaptações na infraestrutura elétrica de suas propriedades. A inversão de fluxo demanda investimentos em componentes como inversores e transformadores, que suportem o fluxo bidirecional de energia.

Há também uma maior exigência sobre os sistemas de comunicação e controle para monitorar e gerenciar o fluxo de potência em tempo real, a fim de evitar sobrecargas e garantir a estabilidade da rede.

Como evitar problemas com a inversão de fluxo

Energia solar
Brasil é o sexto maior produtor de energia solar no mundo.

Para resolver a questão da inversão de fluxo de potência em sistemas de energia solar, algumas ações podem ser implementadas. Uma delas é buscar meios para armazenar a energia extra produzida.

O uso de baterias em sistemas solares permite que o excesso de energia seja armazenado localmente. Outra opção é recorrer a sistemas avançados de gerenciamento de energia e descarregamento das baterias para maximizar o autoconsumo.

Utilizar sistemas de automação para aumentar o consumo de energia local durante períodos de alta produção também pode ser uma possibilidade. Isso pode incluir o acionamento de eletrodomésticos ou processos industriais (como bombas, ar-condicionado ou aquecimento de água) quando a geração solar está em alta.

Ao adotar práticas que permitam a gestão eficaz dos fluxos de energia, é possível melhorar a integração das fontes renováveis à rede elétrica, colhendo o máximo de benefícios que a energia solar pode oferecer.

Tenha mais eficiência energética com a LAS!

Com mais de 820 projetos realizados e mais de 79 mil placas fotovoltaicas instaladas, a Latin America Solar (LAS) é referência no mercado de energia solar, com sistemas projetados para resistir a diferentes condições climáticas, assegurando um desempenho consistente.

Diminua as despesas com energia na sua empresa e gere um impacto significativo no balanço financeiro do seu negócio. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Banner LAS

Veja Também

LAS nas Redes Sociais

Assine a nossa Newsletter

Uma empresa que busca entregar o planeta a nossos filhos em melhor estado que a recebemos.

LAS - Latin America Solar | 2024 - Todos os direitos reservados